Cosnpiração e Poder (2015). Foto: Reprodução/Divulgação

Lívia Picinin/Círculo

Conspiração e Poder é um filme norte americano, lançado em 2015, dirigido e roteirizado por James Vanderbilt. O filme é um drama baseado em fatos reais que mostra como a produtora do “60 Minutos”, da rede CBS, Mary Mapes (Cate Blanchett) suspeita da atuação do Presidente George W. Bush durante seu período na Guerra do Vietnã.

                                                                                        (Foto: Reprodução/Divulgação)

Durante o filme acompanhamos a produtora e sua equipe em busca de informações para o programa, entrevistando fontes que tem ligação com a história, procurando documentos e falando com especialistas para analisá-los.

Contudo após a exibição do programa, as pessoas começam a suspeitar das fontes e dos documentos usados pela equipe de produção, com isso os empregos da jornalista e do âncora, que apresentou o programa, Dan Rather (Robert Redford) ficam ameaçados.                                                                                                         

A trama mostra bastante sobre o mundo jornalístico, mostrando os personagens procurando fontes, consultando especialistas sobre os documentos, temos a parte da edição em uma cena que é preciso decidir o que precisa ser cortado na edição final, mostra como às vezes as fontes não estão a todo tempo disponíveis, e como informações não verídicas podem comprometer o futuro profissional de um  jornalista.

O filme é uma ótima escolha para você que se interessa por jornalismo, ou quer conhecer um pouco mais sobre essa área.

Assista ao trailer: