Imagem de comparação presente no documentário ‘Fed Up’ em que para uma porção média de batata frita ser totalmente eliminada caloricamente, o indivíduo deve nadar por aproximadamente uma hora e 12 minutos. Foto: Reprodução / Divulgação.

 

Amanda Medeiros / Círculo

Para esta semana o Círculo indica três documentários que tratam sobre qualidade de vida, tema tão importante e pouco discutido atualmente. Com histórias reais, as obras nos faz enxergar além do óbvio e do comum. Os longas estão disponíveis na Netflix, então faça bom proveito! Até semana que vem!

 

 

Capa do documentário. Créditos: Adoro Cinema

 

01) My Beautiful Broken Brain (2014)

Depois de sofrer um derrame aos 24 anos e perder a fala, Lotje Sodderland fez de sua recuperação um projeto, gravando frustrações e conquistas ao reaprender a falar, ler e escrever. É uma viagem pessoal dentro do complexo, frágil e maravilhoso cérebro de Lotje após um acidente que alterou sua vida. Ela foi arremessada em um mundo considerado alienígena, onde as palavras não fazem mais sentido e sua percepção sensorial havia mudado além do conhecimento. Durante o documentário, uma pioneira pesquisa científica surge juntamente com a possibilidade de recuperação do seu cérebro. Com depoimentos dos familiares, amigos, médicos e de Lotje, “My Beautiful Broken Brain” relata fielmente a drástica mudança no estilo de vida da jovem e a persistência para tentar tornar tudo como era antes do acidente.

Assista ao trailer:

 

 

 

 

Capa de divulgação do documentário. Foto: Reprodução / Divulgação

 

02) Fed Up (2014)

Este documentário revelador analisa as causas da obesidade infantil, que vem se tornando um sério problema de saúde pública nos Estados Unidos. Entrevistas com médicos, investidores das empresas de fast-food e crianças obesas evidenciam o jogo de poder existente entre as corporações do ramo alimentício e o Estado norte-americano. Surpresas não vão faltar. A luta travada contra o cardápio diário das escolas públicas estadunidenses que contém apenas comidas de baixo valor nutricional e a situação que estas crianças vivem são temas abordados pelo documentário. Com infográficos dinâmicos e informações atuais, não tem como não se indignar com o modo que a alimentação é tratada como sinônimo de lucro.

Veja o trailer:

 

 

 

 

Capa de divulgação da série documental. Foto: Reprodução / Divulgação

 

03) Cooked (2016)

A série documental estrelada pelo jornalista e escritor Michael Pollan é dividida em quatro episódios que remetem aos elementos naturais: fogo, água, terra e ar. O livro escrito por Pollan, em que o documentário foi baseado, conta a importância de cada elemento para a culinária das diversas culturas existentes no globo. Fazendo um paralelo e visitando as indústrias alimentícias, o escritor deixa claro para o que veio. A diminuição do número de pessoas que cozinham em suas casas e o aumento dos que assistem programas de TV voltados para a alimentação e que comem em fast-foods é o foco da série. O jornalista visita países de 3º mundo e identifica suas peculiaridades. Ademais, a presença da indústria da comida nesses países também é questionada. A relação entre qualidade de vida e alimentação finalmente está em xeque.  

 

Confira o trailer em inglês: