Amanda Medeiros / Círculo

O grande diferencial dos documentários, que são filmes não-ficcionais,  é o de conseguir retratar histórias reais da melhor forma possível, ou seja, explorando a realidade do fato em questão. Os longas-metragens que contam com a participação dos envolvidos além da reconstituição fiel dos fatos, nos conta um enredo que talvez não veríamos na televisão ou no cinema.

É nessa perspectiva que ‘Círculo indica’ desta semana recomenda quatro documentários investigativos que são de tirar o fôlego. Acompanhe:

01) Making a Murderer (2015)

Divulgação / Netflix

A série-documental Original Netflix dividida em 10 episódios relata a história de Steven Avery, homem que foi erroneamente acusado de estupro e condenado a 18 anos de prisão. Dois anos após ser libertado, Steven é acusado de assassinar uma mulher e é preso novamente. Já deu pra perceber que mais novidades vêm por aí..

02) The Investigator: A British Crime Story (2016)

Divulgação / Netflix

Mark Williams-Thomas, um renomado investigador britânico tenta solucionar o caso de Carole Packman, uma jovem que desapareceu em 1985 e nunca teve seu corpo encontrado. Com o marido Russell Causley sendo o principal suspeito e condenado por homicídio, Mark procura um novo olhar para desvendar o que aconteceu com o apoio da filha de Carole.

03) Amanda Knox (2016)

O documentário Original Netflix conta o que se passou com Amanda Knox, estudante de linguística nos Estados Unidos e que resolveu ir para Itália crescer profissionalmente. No mesmo ano Amanda foi acusada de matar sua colega de quarto com a ajuda do namorado. Duas vezes, ela foi indiciada e absolvida da autoria de um assassinato. O filme não-ficcional abrange o olhar da justiça norte-americana e italiana, além de relatos dos jornalistas que acompanharam o caso.

04) The Keepers (2017)

Divulgação / Netflix

Com uma temporada de sete episódios, a série-documental busca entender o assassinato até hoje sem condenação judicial de Cathy Cesnik, freira e professora do colégio católico Keough High School. A trama traz entrevistas com ex-alunas da escola, ex-freiras e jornalistas que possuem relação próxima com o fato. O suposto motivo do assassinato é o que torna o longa mais emocionante: Cathy desconfiava de envolvimentos sexuais dos padres com as alunas do colégio.

Ficou curioso? Todos os documentários estão disponíveis na Netflix, então não perca tempo e assista já!