Júlia Martins

Em entrevista ao Círculo On, o jornalista e analista de mídias sociais da Prefeitura Municipal de Curitiba, Álvaro Borba, contou um pouco sobre seu trabalho e ainda compartilhou pensamentos e conselhos para aqueles que sonham em trabalhar neste setor.

Nascido na cidade de Paranaguá – PR, Álvaro formou-se em Jornalismo pela UFPR em 2004 e passou por revistas, emissoras de TV e rádio. Foi editor-chefe na TV Bandeirantes e chefe de reportagem e âncora na CBN, onde trabalhou até o ano de 2013. Atualmente, é a mente por trás das redes sociais da prefeitura da cidade de Curitiba trazendo conteúdo com grande legitimidade e muito bom humor.

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Foto: Heloísa Casonato

Confira abaixo a entrevista feita com o palestrante da 4ª Jornada Científica de Comunicação Social da USC.

Círculo On: Boa noite, Álvaro. Você trabalha no Departamento de Social Media da Prefeitura Municipal de Curitiba. Conte um pouco para que serve este Departamento. Ele existe em todas as prefeituras? O que esse projeto tem de inovador no âmbito da comunicação organizacional?

Álvaro: Este Departamento não está presente em outras prefeituras e, muitas vezes, nós temos que bancá-lo, pois a inovação é uma coisa muito perigosa. A vanguarda é um lugar desconfortável, e como digo “quem senta atrás, gosta de chutar a sua cadeira”. Essa é a verdade sobre inovação. Com isso, a Prefeitura de Curitiba entende que, nesse momento histórico em que vivemos, a transparência não é uma opção para as corporações públicas e privadas, e sim uma obrigação. Isso se deve pelo fato de a tecnologia ter provocado uma mudança de paradigma. Todos estão expostos o tempo todo graças à tecnologia. E para as corporações não é diferente, elas também estão expostas, mas, a questão é: Como é que elas lidam com essa exposição? Com transparência, com a comunicação direta com o cidadão por meio de redes sociais. 

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Foto: Heloísa Casonato

Círculo On: Pensando na comunicação organizacional de um modo mais abrangente, envolvendo as organizações do segundo e do terceiro setor, como as redes sociais podem auxiliar no desenvolvimento dessa comunicação organizacional?

Álvaro: As pessoas conhecem o nosso trabalho pelo bom humor e pela transparência. Porém, o que as pessoas não conseguem ver é o que este trabalho faz da prefeitura pra dentro. Acho que é aí que está o maior mérito deste trabalho. Pois, o cidadão que faz algum questionamento pelo Facebook, por exemplo, quer ser respondido no tempo do Facebook, no tempo da internet, e não pelo tempo da prefeitura. Então, o Departamento de Social Media tem em uma ponta esse cidadão que quer a resposta “pra já”, e na outra ponta, o burocrata responsável pela determinada área referente ao questionamento feito, que está acostumado a dar essa resposta em um prazo de tempo muito maior. Porém, com a inclusão destes novos meios de comunicação, a velocidade da internet começa a ser imposta dentro da prefeitura e assim, as coisas automaticamente começam a trabalhar mais rápido. É claro que não é extremamente confortável estar em uma posição onde é preciso cobrar esta rapidez das pessoas que trabalham dentro da instituição e isto pode acabar gerando alguns conflitos indesejáveis. No entanto, o contato dessa instituição com o cidadão tende a ser muito proveitoso.

Círculo On: Que dica você dá para os estudantes que estão entrando agora no mercado e tem o intento de trabalhar com mídias digitais?

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Foto: Heloísa Casonato

Álvaro: Primeiramente, é preciso ter disposição total para o diálogo. É preciso responder cada pessoa que lhe procurar, com todo o cuidado do mundo pensando em ser interpretado da maneira correta. Se alguém entender errado o que você disse, a culpa será sua que não emitiu a mensagem direito. Pessoas não fazem um curso de quatro anos para serem receptoras, e sim para emitir uma mensagem e essa é a sua responsabilidade. Esses são os conselhos que eu posso dar. E um mais macro – sendo um pouco “piegas” – seria: faça com amor, porque vale a pena.

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